1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Evento (Conference Proceedings) |
Site | mtc-m21b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/01.03.18.23 |
Última Atualização | 2020:06.22.18.53.50 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21b/2017/01.03.18.23.02 |
Última Atualização dos Metadados | 2022:07.08.21.13.32 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE--PRE/ |
Chave de Citação | BertoFern:2016:ExEnDi |
Título | Experimentos para o ensino e a divulgação do conhecimento fotovoltaico |
Ano | 2016 |
Data de Acesso | 11 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE CN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 186 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Berto, Gislene Aparecida 2 Fernandes, Bruno Bacci |
Grupo | 1 2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Afiliação | 1 ETEP 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 gisleneaparecida@hotmail.com 2 bruno.bacci@plasma.inpe.br |
Nome do Evento | Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE) |
Localização do Evento | São José dos Campos, SP |
Data | 25-26 jul. |
Editora (Publisher) | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais |
Cidade da Editora | São José dos Campos, SP |
Histórico (UTC) | 2017-01-20 18:08:25 :: simone -> administrator :: 2016 2018-06-04 02:41:48 :: administrator -> simone :: 2016 2020-06-22 18:53:51 :: simone -> administrator :: 2016 2022-07-08 21:13:32 :: administrator -> simone :: 2016 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Resumo | O presente trabalho tem criado materiais didáticos para diversas situações educacionais, de forma que pode ser adaptado em conteúdos programáticos do ensino fundamental. Foi realizada a inclusão dos conhecimentos relacionados à energia fotovoltaica no ensino de jovens em situação de vulnerabilidade, mas também no modelo da escola integral e na tradicional (na disciplina de matemática). O projeto tem obtido novos adeptos e simpatizantes com o início das atividades de ensino do orientador, que vêm repassando tais informações a um maior número de pessoas. As explanações presenciais permitem debates em torno dos temas do projeto, por exemplo, os meios de obtenção de energia limpa e renovável, o efeito solar e os conhecimentos necessários para a implantação de sistemas fotovoltaicos. Na inserção do projeto na disciplina de matemática, o interesse pelo aprendizado da tecnologia fotovoltaica foi confirmado, pois 100% dos alunos entrevistados responderam de forma positiva quando questionados se estariam dispostos a estudarem o tema proposto, mesmo este não sendo parte obrigatória do currículo. O interesse pelo ambiente da pesquisa também foi confirmado, 64% afirmaram que gostariam de trabalhar com pesquisa em diversas áreas e 100% gostariam de conhecer os laboratórios do INPE. Houve uma resposta positiva a respeito de consumo energético, pois 64,29% passaram a economizar energia em suas casas e 79% conversaram com os pais sobre o assunto, comprovando a importância que os alunos deram ao tema, agindo como agentes multiplicadores. O projeto também foi aplicado na Universidade Braz Cubas, através de palestras para alguns de seus alunos de graduação, os quais demonstraram interesse de aplicá-lo nos projetos desenvolvidos com a comunidade, podendo estendê-lo para as escolas de ensino fundamental e médio de Mogi das cruzes. |
Área | FISPLASMA |
Arranjo 1 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAP > Experimentos para o... |
Arranjo 2 | urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2016 > Experimentos para o... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5 |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | Berto_experimentos.pdf |
Grupo de Usuários | simone |
Grupo de Leitores | administrator simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2011/03.29.20.55 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ET2RFS 8JMKD3MGPDW34P/478H8MB |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/09.25.21.49 1 sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22 1 sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.45 1 |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20 |
|
6. Notas | |
Notas | Bolsa PIBIC/INPE/CNPq |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist booktitle callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | simone |
atualizar | |
|